quinta-feira, 31 de maio de 2012


3 – SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE É E COMO SE FAZ?
Os conhecimentos de forma organizada em projetos, sequencialmente estruturados, levam as crianças a desenvolverem competências muito mais elaboradas do que simplesmente trabalhar os parâmetros de forma desarticulada e separada. A educação infantil hoje atende crianças com muitas informações e essas precisam de outro tipo de planejamento e de condução diária de suas rotinas, assim, planejar e desenvolver atividades que desenvolvam realmente de forma global estas crianças é o objetivo maior desta palestra. Os conteúdos desta palestra versam sobre identidade e autonomia nas crianças, o desenvolvimento motor, o equilíbrio emocional, a socialização e acima de tudo o desenvolvimento das cinco linguagens mais importantes nesta fase: o desenho, a música, as mídias, o movimento e a estimulação para a escrita e a leitura.

4 – O PROFESSOR INESQUECÍVEL (para professores do infantil, fundamental e do médio)
Quem nunca teve um professor inesquecível? Quem nunca teve medo do que um professor pudesse fazer diante da falta de entrega da tarefa? Quem nunca levou um maçã, um doce ou um bilhete com uma declaração de amor rasgada ao professor ou à professora? Esta palestra mostra, passo a passo, como alguns professores foram ficando marcados em nós durante anos de escolarização. Este resgate serve ao professor Geraldo Almeida justamente para fazer as reflexões de como estamos executando nossos trabalhos hoje. A palestra serve como uma auto reflexão: estamos sendo inesquecíveis porque somos amados entre nossos alunos ou estamos sendo inesquecíveis porque somos odiados por aqueles a quem deveríamos conquistar? É uma viagem pelas características mais comuns entre aqueles que educam diariamente.

5 – TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA (para professores do fundamental e principalmente alfabetização e inclusão)
Esta palestra traz uma abordagem nova para os conceitos de planejamento escolar. Trata-se de planejamento por sequência didática, a partir de unidades corporativas. Todos estes conceitos estão a serviço daquilo que é mais importante para a escola, transformar saberes científicos em aprendizagem da criança e do adolescente. A palestra propõe significativa distinção entre o conhecimento produzido no espaço cientifico e o conhecimento que se deve produzir no ambiente escolar, principalmente aquele onde se desenvolve o ensino básico. O produto desta reflexão sobre a esfera educativa e suas realidades didáticas, pratica e conceitual é “uma discussão muito franca, com apontamentos muitos diretos”, o que permite uma clara visualização dos vários elementos do conjunto escolar.

6 – TEORIA E PRÁTICA EM PSICOMOTRICIDADE ( para inclusão)
Ao se falar em psicomotricidade, estamos falando de humanização, de relações afetivas, de envolvimento do homem com os ambientes, com os fatos e com outras pessoas. Desta forma, além de definir os termos relacionados à psicomotricidade e apresentar práticas para diversas situações, propõe a forma transdisciplinar para ser trabalhadas ao mesmo tempo sem se perderem os conteúdos e os ideais de um homem integrado à sua sociedade e a seu corpo, bem como sua forma de estar no mundo. Mesmo nas séries mais avançadas, como é o caso do ensino fundamental e do ensino médio, pode-se (e deve-se) pensar no homem completo, construir o homem integral e viver as dimensões da multiplicidade e da biodiversidade.Reconhecer o próprio corpo é a melhor maneira de encontrar o outro.

7 – LER, ESCREVER E PENSAR  (para fundamental e médio)
Nesta palestra ao invés de ficarmos discutindo se é bom ou não assistir à televisão, se é melhor ler um bom livro ou ver um filme, buscamos apresentar uma proposta que traz a televisão, o filme e as outras formas de linguagem para dentro da produção textual gráfica. Juntam-se as múltiplas linguagens em uma única produção textual com o intuito de mostrar aos professores uma saída para a crise generalizada de não produção de textos gráficos nas series iniciais e finais do ensino fundamental, como também o não entendimento, por parte do aluno, daquilo que ele lê ou vê diariamente nas outras formas de expressão.

8 – PRATICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Propor atividades que levem à alfabetização e ao letramento social são conseqüências das atitudes adotadas pelos profissionais que farão uso dos saberes das várias teorias em conformidade com o verdadeiro papel da escola, que é alfabetizar alunos com ou sem limitações no processo de formação, dando a eles a possibilidade de descobrir o mundo em que estão inseridos e o papel das linguagens nele. Se o método é fonético ou psicodinâmico para alfabetizar, não importa aqui nesta palestra, pois quem determina o melhor método é a criança, personagem central da aprendizagem.Não importa a série, mas sim à atitude do professor que é o responsável pela condução da criança rumo a uma conquista que o levará à autonomia social e às mais diferentes dimensões da cidadania, que é aquisição da leitura e da escrita.

9 – BASES NEUROPSICOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM
Esta é uma palestra para o desenvolvimento inicial do tema neuropsicologia hoje dentro da sala de aula. É uma palestra didático-informativa em que os primeiros conceitos são trabalhados. Como o cérebro absorve a guarda conteúdos? Como as crianças podem melhorar suas aprendizagens a partir da multiplicidade de linguagens? Quem são os alunos que não aprendem? Como desenvolver o cérebro para o raciocínio lógico? Para estas questões são apresentadas respostas á luz da neuropsicologia.

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